segunda-feira, 6 de junho de 2022

O PERCURSO DA LUZ

 

Bráulio espera as sereias gordas, de barrigas inchadas, quase a rebentar pelo umbigo, para com elas avançar até à saída do mundo, do mundo que é o seu próprio corpo todo apertado por dentro, músculos contra músculos.


Mas o pensamento de Bráulio é livre por natureza e convicção. Ele não tem de esperar por nada nem por ninguém. A sua espera é o futuro já em pé. A sua espera é a vida de goelas abertas:


- Sou um homem feliz, ouviram? Sou um homem feliz!!!


Bráulio é feliz porque nos seus sonhos cabem todas as mulheres de saias redondas, puras mães de santo, com charutos mordidos até à raiz da música, com batuques de uma dança ancestral que se acelera na respiração mais sufocada. 


Bráulio é feliz porque se reconhece como compatriota de todos as pessoas clandestinas, que rasgam os pés nos arames farpados, e mesmo assim persistem, caminhando sempre em frente, até aos territórios proibidos de uma geografia ainda estúpida que teima em se manter fechada.


Bráulio é feliz porque brinca com todas as crianças perfumadas pelo sol e pela lua, crianças que espreitam por detrás da enorme montanha nua, um dois três, toda a ingenuidade é incomensuravelmente feliz. 


Às escondidas, contando até cem, todos nós somos felizes, sem sombras de dúvida, sem sobras de riqueza, sem arrotos de fome, sem vómitos de hipocrisia.


- Procuro um abraço impregnado de paladar, de tacto e de urgência. Um abraço desobediente por ser descaradamente livre. Um abraço tão devastador quanto as asas que afloram dos colossais lombos das borboletas. Um abraço intrínseco e universal que me habite e me mate por inteiro. 


Bráulio, o despojado! 


Deixa cair a máscara, as lâminas frívolas, a veloz memória, as lágrimas longínquas.  


- Acredito na humanidade dita sem remissão! Amo-a a qualquer preço, vivo-a ­à viva força, invento-a com ímpetos de gula e de loucura... 


Bráulio, o derradeiro!


Primordial beijo por colher, por morder, por incendiar.

 

 * Texto elaborado para CRIARTE TEATRO 2021 appacdm-viana do castelo


4 comentários:

Graça Pires disse...

Um texto muito criativo. Gostei imenso de ler.
Uma boa semana com muita saúde.
Um beijo.

Jaime Portela disse...

Também gostei de descobrir, com a sua ajuda, este seu "Murmurar das Pedras".
E gostei do que li por aqui, vários poemas e outros textos. Mas vou ler mais, muito mais, porque o que escreve é mesmo bom.
Fique bem.
Beijinhos.

Anónimo disse...

mt bom
deixei de procurar Wally
Where's Bráulio?
bjs
a.

Jaime Portela disse...

Esqueci-me de dizer que gostei do texto.
É muito bom.
Boa semana, amiga Regina.
Um abraço.