quarta-feira, 4 de julho de 2007

Já que se fazem tantas excursões...

Por Lei, deveria haver um Decreto-Lei barra não sei quantos, de modo a que, todos os naturais ou residentes neste país, tivessem de visitar um museu. Não teria de ser um museu específico, podia ser um escolhido ao gosto ou ao jeito de cada cidadão.
Seria um dever cívico igual a todos os outros, tipo possuir um número de contribuinte.
A pessoa não podia ser isenta por não saber ler, não perceber nada de arte, ou por outra razão semelhante.
Não importaria o tempo ou a atenção dispensada ao local. Importante mesmo, seria esse entrar num museu.
Tenho apenas um pressentimento de que muitas coisas mudariam para melhor!

15 comentários:

teresa g. disse...

Agora que falaste em dever cívico lembrei-me de uma visita que fiz a um certo museu parisiense (visita obrigatória a qualquer turista que se preze) em que a uma certa altura já só via pés e pernas doridas nas telas! (Agora é que a nossa amiga MAG me vai dar tareia!)

Tirando esta boca para abandalhar, estou de acordo contigo, claro!

Bjinho!

Anónimo disse...

Pois, mas quando eles começassem a ter falta de velharias para todos os museus, ainda me vinham buscar para pôr lá numa vitrine (como exemplar humano desblogado)!

E esta Jardineira que continua a provocar-me... E o que ela foi arranjar, só para dizer que já foi a Paris... (que finesse, mademoiselle!)

Beijinhos.

teresa g. disse...

Ora ora, grande coisa ter ido a Paris! Grande coisa é se tivesse ido à Lua!

Pois é, a tareia que eu esperava era por ter apanhado tantos banhos de cUltura e agora não me lembrar de nadica...

Enfim, por mim a batatada hoje fica por aqui, que ando um bocado mole com este calor...

Bjinhos, bjinhos!

oceanus disse...

Quando falamos em cultura e arte e livros e ... ainda falta fazer muito. Mas o mais importante é continuar a fazer mais e melhor.

Beijinhos do fundo do Oceanus

Mofina disse...

Jardineira:
Os museus portugueses são melhores porque não têm filas para entrar! (Excepto quando a visita é à borla... É que ninguém quer perder uma borla seja do que for...)

mag:
Dá Deus nozes a quem desdenha!!!

Oceanus:
Em relação ao livros vive-se uma época fértil. O livro do Cristiano Ronaldo se calhar já esgotou! :)

Joana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Joana disse...

Concordo em pleno e acrescento que a entrada num museu não seria o suficiente para a melhoria futura, a aprendizagem social de estar num museu e apreciar arte, independentemente da forma que tenha, é mais fundamental ainda.
importa saber transmitir a verdadeira sabedoria que a arte traduz.

bjinhuxxx


apaguei o comentário anterior, porque estava com muitos erros ortográficos, pouco culturais!!!

Anónimo disse...

Houve aqui confusão.
Mofina, às vezes, cá a velhota também gosta de brincar (como tu, não?), mas... desdenhar... não é, por certo, prato que se sirva cá em casa.
Bjinhos.

Mofina disse...

QUERIDA MAC:

Essa do desdenhar era uma batatinha para a nossa jardineira!!!

bxiiiiinhos

Mofina disse...

baixinhaaa:

Andas perdida? Quero saber o dia...

bxus

Joana disse...

Ando semi-perdida, semi-achada, semi cá, semi lá... estou de semi férias, por isso tou tão ausente da net! o dia ainda não sei, mas pelas minhas contas deve dar dia 1 de agosto! A ver vamos!!!

eheheh

bjinhuxxx

sa.ra disse...

A ideia é fantástica!
Provocatória e muito bem colocada!

A cultura faz-se, aprende-se, partilha-se... não sei se por decreto iriamos lá... mas se todos os pais levassem de vez em quando os seus filhos... se lhes educassem os olhos e os ouvidos como quem põe comida na mesa...

é a comida que falta: a educação para o belo, para a imaginação, para o sonho, a arte, para a criatividade e para o sonho!

beijinho
Dia muito feliz!

teresa g. disse...

Uma batatinha para mim?

Sabes, foi há mais de dez anos e ainda me lembro daquelas sandálias, de um vermelho esburacado e uma sola dura, daquelas que fazem toc toc... Lembro-me melhor das sandálias e das dores nos pés do que dos quadros que vi (não sei se foi burrice, ou ignorância, ou as duas, ir para lá com aquilo!) Por isso lá para o meio do dia as nozes ficaram rançosas...

Seja como for agora tenho uma teoria: os museus são lugares fantásticos, mas devem ser tomados em doses moderadas, sob pena de se apanhar uma museulite aguda. (Principalmente se se for lá para dizer 'já fui ao fulano de tal')

Não achas uma opinião fantásticamente sensata? (hoje estou com o ego insuflado ;) )

Bjinhos!

teresa g. disse...

AH!!!

Bom fim de semana!

Amanhã à noite não posso vir cá!

(Ó pra mim inchada!)

Capitão Merda disse...

Eu acho que mudaria para pior...