quinta-feira, 19 de julho de 2007

Tirem-me deste filme


É sabido que Portugal, na média europeia, tem uma taxa vergonhosa de analfabetismo, de iliteracia e de abandono escolar. Ao longo de muitos anos, todas as tentativas para modificar este cenário têm fracassado.
Incomoda o facto em si, ou o não se poder esconder esses números?
Pelo que é dado ver, o sistema político está apenas preocupado em disfarçar.
Tudo indica que o programa Novas Oportunidades não passa de um hábil truque de demagogia. Para tapar o buraco cultural, nada mais fácil do que distribuir diplomas. Assim, validam-se competências com o mesmo rigor de quem oferece bonés. Se me perguntarem qual a capital do reino, e eu, Mofina, responder que é Lisvoa, é quase certo e seguro que fico a ser uma espécie de doutora.
O lamentável é isto mesmo. Pode verificar-se que são as pessoas mais ingénuas que estão a cair no engodo.

7 comentários:

jg disse...

Não acho que a cultura crie um buraco. O que o cria e aprofunda, é a falta dela.

Mofina disse...

Nunca semeaste batatas? Daah!

sa.ra disse...

não sei se é assim ou não, por isso não comento

:)

deixo um beijo
dia muito feliz

teresa g. disse...

Mas a intenção é boa... quem sabe um dia ainda vamos encher o céu de boas intenções ;)

Bjinhos, bom fim de semana (hoje sim, é sexta-feira!)

oceanus disse...

Mofina passo para desejar um bom fim de semana!
Com Sol e Mar...

beijinhos do fundo do Oceanus

Anónimo disse...

Relativamente ao tal programa, também não estou "por dentro", pelo que prefiro não comentar.

Quanto às crónicas taxas de analfabetismo, iliteracia e abandono escolar, acho que eles se agravaram quando as portas do sistema de ensino se abriram ao laxismo mais completo, em que a indisciplina é a regra.
Mas ninguém acredita, ninguém ouve...

Bom fim de semana e beijinhos.

Mofina disse...

Amigas sa.ra e mag:

Tb só tinha visto a coisa na TV e nem me dei ao trabalho de pensar no assunto.
Só há dias é que acordei, porque uma “menina” deficiente, com algumas limitações cognitivas que já andou numa Cerci, me contou, feliz da vida, que andava a tirar o 9º ano para, logo em seguida, fazer o 12ª... Exactamente através do programa Novas Oportunidades.
Escusado será dizer que não tive coragem para a desiludir. Até a ajudei a fazer uns TPC's!

Por isso, minha linda jardineira, aqui, nem a intenção é boa.

Oceanus, palpita-me um fim de semana com chuva, mas mesmo assim, haverá sempre Sol.

Beijinhos para todos.