segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

O inadmissível

Uma amiga do escritor José Eduardo Agualusa, a propósito da possibilidade de um ovo ser cúbico em vez de redondo, terá dito que “Convém não subestimar jamais a estupidez humana.
Retive esta frase e tento estar sempre precavia em relação aos disparates do mundo. No entanto, não há como escapar. Em qualquer folheto de supermercado descubro que as melancias já são amarelas! As modificações genéticas, biológicas e outras estão aí, para o melhor e para o pior.
Já não há limites. E o mais grave é que já não se reconhece o horroroso, o abjecto, a loucura. A maldade é mesmo praticável com a melhor das intenções.
Numa reportagem SIC, anuncia-se que nos Estados Unidos algumas crianças com trissomia 21 estão a ser submetidas a cirurgias plásticas para apagar ou atenuar os traços característicos da deficiência. Os promotores acreditam que, com esse recurso, a inclusão social dessas crianças será mais fácil. Uma mãe garante que age por amor, pois não quer que a filha seja vista como idiota.
Para mim, é muito difícil explicar a revolta. Em tempos que se fazem grandes floreados em torno dos direitos humanos, da igualdade de oportunidades e todas essas demagógicas teorias, a sugestão de uma deficiência poder ser camuflada, é mais cruel do que todas as descriminações que possam existir.
Não preconizo que, a troco de nada, o só para tirar sabe-se lá que vantagens, se ande com um letreiro a dizer, sou desta maneira ou daquela. Mas o primeiro direito que todas as pessoas precisam ter, é poder ser aquilo que são!

15 comentários:

teresa g. disse...

O ideal é que um dia todas as pessoas sejam clones da Angelina Jolie e do George Cloney. Claro que este último já está a ficar com uma ruguitas, o que é um grande inconveniente. O ideal é que se descubra o segredo do anti-envelhecimento e todos sejam clones destas criaturas. Eu, tu e 99% da população somos criaturas em vias de extinção. É para lá que vamos. Para o admirável mundo novo. Felizmente nessa altura já serei pó.

Não há como escapar aos disparates, tens razão. Mas eu vi outra reportagem, há uma escola no méxico para jovens com trissomia 21 que ensina pintura. E eles fazem coisas interessantes. (Lembrou-me um sítio onde estive e de que já falei por aí) Felizmente há por aí muita gente que não acredita no admirável mundo novo.

Bjinhos

jg disse...

A tua última afirmação também é válida para pretos?!!!
Demagogia, minha querida. Pura demagogia.
Vale-me de alguma coisa eu ser uma excelente pessoa?!! Nada.
Comem-me de cebolada. O mundo é dos verdadeiros fdp.
Mistura duas claras em castelo, junta fermento e divide por dois. Ficas a um passo do Nirvana.

jorge esteves disse...

E na verdade os idiotas têm o condão divino de serem idiotas!...
(por vezes acontece que, por desleixo, deixam-nos governar o Mundo)

(há uns anos, durante um curto período de tempo, lidei com um grupo de crianças (8 aos 13 anos) todas com trissomia 21. Um dia, pegando numa garatuja feita por um deles perguntei-lhe o que desenhara. Uma bicicleta, respondeu. Retorqui-lhe, para lhe observar a reacção, que não via ali nenhuma roda. Olhou o desenho, calou-se uns instantes, olhou-me com um sorriso profundamente ilumidado e respondeu-me 'só as põe quando anda nela'!
Uma resposta difícil de entender... para um idiota!)

Anónimo disse...

Não te chateies, Mofina!
Olha, eu acho que até vou aproveitar estes avanços científicos para esconder umas deficienciazitas:
Para já, uma dúzia de plásticas (será que chega?) para tirar rugas, peles caídas, duplo queixo, celulite, etc., etc...
Depois, quando a genética estiver a 100%, vou fazer um implante de genes para rejuvenescer, outro para crescer mais um bocadito, mais um para não engordar... e o que mais houver no mercado.
E como não sou egoísta, vou também contribuir (será que é muito caro?) para implantarem uns genes de "sanidade mental" na cabecinha da nossa amiga Jardineira (ela é que se queixa, coitada... mas o problema já se nota).

Mal posso esperar por esse admirável mundo novo!

Uma bjoca.

teresa g. disse...

Mag, essa foi baixa! Quem é falou primeiro?!

Baixaria pede baixaria: primeiro tem que se inventar uma máquina do tempo e implantar os genes perfeitos nas gerações anteriores. Caso contrário só se corrige parte do problema, a minha :P

Mofina, eu tinha prometido a mim mesma que não voltava a fazer badernice no teu blog, mas pelos vistos a tendência para asneirar também está na massa do sangue.

(E será que não tenho direito a um bocadito de insanidade inofensiva?)

teresa g. disse...

Badernice é um termo brasileiro, não é? Como é que se diz isso em português, guerra na capoeira? ;)

Anónimo disse...

Não sabia dessa atrocidade que estão a fazer nos EUA... Que horror!!!

AJO disse...

Mal consigo acreditar... eu tenho muito medo do que vem por aí e o que vem não é do melhor nem do piror é mesmo do muitíssimo mau... isto asusta-me.

teresa g. disse...

Passei só para desejar bom fim de semana.

(Por onde andas, os vírus comeram-te? ;) Isto não é uma provocação, é que a mim já comeram uns bocaditos)

Bjinhos

Anónimo disse...

è assim a espécie humana, em vez de aprender com os erros do passado, para construir algo mais profícuo, destrói o que tem e ainda consegue ter ideias brilhantes como essa, de camuflar realidades, em nome da igualdade. É das ironias mais parvas que me lembro de ler nos ultimos tempos, contrariamente ao que pensava, afinal ainda me consigo surpreender com a estupidez humana.
Discursos puramente demagógicos é o que vemos diariamente em todos os meios de comunicação e a realidade dura senta-se em cada casa, sem ser convidada. Resta-nos a esperança de conhecer pessoas corajosas e brilhantes, que também as há, e que apesar de todo o floreado da sociedade, crescer e aprender com elas.

falando de outro tema: ando bastante ausente da net... mas convido-te desde já a ver as minhas pequenas obras fotográficas, que estão publicadas no mue novo endereço de blog. Anota-o, visita e já agora comenta-me!!!
www.pekerrucha.wordpress.com

PS: nunca cheguei a esclarecer, mas a foto k comentaste da ponte, n é minha! as minhas começaram agora a ser publicadas!

beijokas

AJO disse...

Passei só para desejar um bom resto de fim de domingo e uma semana, que amanhã começa, muito positiva. Até breve.

AJO disse...

Passei só para desejar um bom resto de fim de domingo e uma semana, que amanhã começa, muito positiva. Até breve.

Anónimo disse...

Infelizamente,parce que cada vez mais as pessoas, se regulam pela aparência e pela estética, do que por aquilo que realmente são.
Caso para dizer: "Mostra-me a tua aparência e beleza estética, que eu dirte-ei quem és....."

AJO disse...

Uma vez mais passo por aqui... hoje para desejar uma boa semana. BJS

Anónimo disse...

E ainda não viste as melancias quadradas que fazem os japoneses para as poderem arrumar mais facilmente
nem acreditas, uma melancia quadrada


Bom Natal