quarta-feira, 11 de março de 2009

Cogitações

Ao descer a avenida, Péricles interpelou-me sobre a democracia e a constituição. Em vão, argumentei que não passava de um simples funcionário público. Começou então a vociferar contra desleixo com que me apresentava. Não tive paciência para o ouvi e desandei. Uns passos mais adiante, o passeio estava vedado por fitas vermelhas porque os trabalhadores da câmara andavam a pintar um triângulo rectângulo para celebrar o dia mundial do teorema de Pitágoras. Resmunguei que era mais útil para as crianças jogarem à macaca ou à cabra-cega. Mas logo se levantou uma manifestação contra o método de Decartes. Encolhi os ombros e fui à vida.


A primeira vírgula é assaz necessária para não se confundir com a Av. Péricles.

Assaz é um vocábulo desagradável.

Podia iniciar-se uma lista de palavras não fazem falta nenhuma.

Peço ajuda aos nomes:

  • Funes
  • JG
  • Blimunda
  • Claras Manhãs
  • Jardineira Aprendiz
  • Mac

25 comentários:

António Conceição disse...

Palavras que não fazem falta nenhuma no post ou em geral?

No post, a palavra Funes não faz falta nenhuma. E a palavra "nome" na frase "Peço ajudar aos seguintes nome" também não faz falta nenhuma. Eu eliminava pura e simplesmente o "Funes" e substituía o "nome" por "nomes". Já agora, também cortava a letra "r" na palavra "ajudar". Não faz falta nenhuma.

António Conceição disse...

De um modo geral, as palavras fazem falta. Não são dispensáveis. O que ocorre mais frequentemente é não dispormos das palavras de que necessitamos. Por exemplo, agora há pouco, diante de um documento com duas páginas que não convinha agrafar, eu precisava de um clipiador não alfinético. Mas não dispunha das palavras que mo permitissem pedir.

Blimunda disse...

Cheguei tarde. Não posso ajudar a minha estimada amiga. Podes substituir "a minha estima amiga" por "-te". Parece-me que não te estou a pescar muito bem mas amanhã vemos melhor esse peixe. Substitui a metáfora da forma que melhor te aprouver.

Mofina disse...

Vou escrever uma carta e pôr-lhe um calhau em cima para não ser levada pelo vento.

teresa g. disse...

Shii, moça, há dias que parece que nenhuma faz falta nenhuma.

(Shii também não, nem existe, eu sei. Inventei agora porque me apeteceu)

claras manhãs disse...

Mas aqui ou em post?
Já tenho algumas na manga de que nunca gostei.
sorriso

Mofina disse...

Onde achar melhor, obrigada...

claras manhãs disse...

Já lá tens quatro palavras para a tua lista
Obrigado

beijinho

mac disse...

Bem, eu estou como o Funes, parecem-me indispensáveis todas as palavras e não chegam - eu preciso mesmo de um corrector de postura vital e acho que se as lojas onde pergunto me dizem que está esgotado é porque nunca ouviram falar nisso - falta-me o nome da coisa.

Há outras coisas que são assaz desagradáveis e dispensáveis, como este oco discurso; mas acho que não serve o propósito pedido no artigo. Ora batatas.

Blimunda disse...

Diz-me uma coisa Mofina. Por favor faz falta. Queres uma lista de palavras que não façam falta ou uma lista de palavras cujos significados retratem realidades materiais e/ou espirituais que não façam falta?

Mofina disse...

Bli, se fosse sobre palavras cujos significados retratem realidades materiais e/ou espirituais que não façam falta era fácil...

Blimunda disse...

Pois mas assim muito na transversal, foi isso que me pareceu do entendimento da Claras.

Ok Mofi! Então é mesmo uma lista de palavras que não façam falta?!!

Anónimo disse...

Então agora confundes o ovo estrelado comigo?! Por acaso achas que temos cara de siamesas? :P

Anónimo disse...

A gaja nem sequer te dá uma resposta de jeito. Eu avisei-te que ela era assaz burrinha, nem era capaz de comentar um post como deve ser.

Anónimo disse...

Nem vocabulário tem, como é que havia de poder dispensar palavras?!!

teresa g. disse...

Eu não disse? Os três últimos comentários, por exemplo, não faziam falta nenhuma.

teresa g. disse...

E essa do ovo estrelado está assaz desactualizada.

(Por acaso eu até gosto de assaz. Já não acho piada nenhuma a 'constituição'. Nem a 'desleixada', lembra-me acusação. 'Vociferar' lembra-me a carranca de alguns professores, que no meu tempo ainda vociferavam com as pobres criancinhas)

teresa g. disse...

Carranca também é um bocado feio, não é?

teresa g. disse...

E isto foi em lembrança dos bons velhos tempos. Agora vou-me à vida, que não a boa vida daquela ali em cima.

(Fotógrafa de elite, bahhh!)

teresa g. disse...

Mais um: queria dizer que não tenho a boa vida daquela ali em cima.

jg disse...

O "assaz" é imprescindível. Exemplo:
- Ó Nando, enquanto cozo umas batatas tu assaz umas febras que é para ir despanchando senão, ainda chegamos tarde ao fogo preso.

Piadola de ocasião:
"- Leio aqui, a páginas 85, que o capataz é cliente assaz e voraz no D. Ferraz..."

Mofina disse...

Afinal o que tem a Teresa contra a minha amiga jardineira? grrrr...

Anónimo disse...

Ora Mofina, ainda não percebeste que a jardineira é uma farsa?!!

Ainda por cima apropria-se das minhas fotografias.

teresa g. disse...

Dores de cotovelo. Desalinhos psicológicos. Passa demasiado tempo a cogitar, e ainda por cima não se debruça sobre assuntos interessantes, como tu.

Bom fim de semana!

Graça Pires disse...

Gostei do teu texto. Irónico e divertido. Um beijo.