quarta-feira, 7 de outubro de 2009

A TORRE DE BABEL

O melhor tempo e o da expectativa; a realidade é sempre frustrante pois quase nunca corresponde ao grau do nosso empenho. É necessário que haja sempre uma próxima etapa mais aliciante do que a anterior. Isto quer dizer que, as acções da maior parte das pessoas, ocorrem porque há sempre uma tendência para se conseguir outros resultados, mesmo que nunca se alcance o cume da vontade.

Somos inesgotáveis porque as possibilidades também o são.

Concluir uma coisa não nos leva a ficar satisfeitos nos cem, porque acontece logo um regresso ao zero de onde tínhamos partido e aonde a nossa força se mantém intacta, pronta a desenvolver-se mais intensamente.

Todo tempo é de expectativa, estamos num núcleo que se abre ao infinito. Realizar é apenas ir aperfeiçoando pequeníssimos detalhes de uma obra que não nos é dada conhecer na totalidade, pois essa obra excede sempre os limites dos nossos actos. Mas não atingir a totalidade não significa que sejamos sacos rotos, é antes a condição necessária à nossa liberdade. É sempre possível o MAIS sem que o TUDO venha a impor fronteiras ao nosso voo.

6 comentários:

Graça Pires disse...

"É sempre possível o MAIS sem que o TUDO venha a impor fronteiras ao nosso voo."
Gostei muito deste texto tão reflexivo. Um beijo.

mac disse...

Plenamente de acordo

Blimunda disse...

Mas não atingir a totalidade não significa que sejamos sacos rotos, é antes a condição necessária à nossa liberdade.

Eu diria: "...é antes a condição sine qua non ao nosso eterno cativeiro"

Privada, o bacoco disse...

Gostei da reflexão, assim nunca nos cansamos de viver, mais, há sempre mais e menos e mais e isto nunca se acaba é quase perfeito. Boa viagem Mofina, encontramo nos lá no cume, para desfolhar os livros.

Perfect!

mag disse...

Excelente reflexão!
Acrescentaria que tb. é importante aceitar essa limitação de nunca chegar ao TUDO, bem como valorizar os "pequeníssimos detalhes" que conseguimos aperfeiçoar. Só assim a realidade deixará de ser frustrante.

(quando queres, sabes dar lições de vida TOP...)

saphou disse...

Mantém-te no presente. Esse é o único caminho que conheço. O passado só existe nas memórias, o futuro não existe a não ser que se torne presente.

Sorte a tua, usaste a palavra tendência no contexto certo.